SEU ESPAÇO

Você deve estar verde de tanto ouvir sobre sustentabilidade…

E mais do que falar, você quer ATUAR ou JÁ ATUA com esta finalidade  – entretanto, o mercado às vezes se mostra diferente da tendência mundial.

USE ESTE ESPAÇO – é seu!

DIVULGUE o seu trabalho, curso, empresa, vaga de trabalho, etc  – energias renováveis, produtos naturais, arquitetura, permacultura, biodinâmica, terapias naturais, ongs, empreendedorismo social, comércio justo, música orgânica, projetos…etc e etc…A intenção é essa rede do bem se fortaleça.

SE VOCÊ FAZ UM MUNDO MELHOR, O MUNDO PRECISA SABER!


46 Comentários to “SEU ESPAÇO”

  1. MEUS CUMPRIMENTOS A TODOS.
    MEU NOME É J. FARIAS ISRAEL, TENHO 54 ANOS SOU SOLTEIRO (SEPARADO A 10 ANOS), JORNALISTA E PROFESSOR. DESCOBRI RECENTEMENTE SER HERDEIRO DE UMA PORÇÃO DE TERRA NO ESTADO DE PERNAMBUCO. TENHO FORTE IDEAL DE FORMAR UMA ECOVILA, VOLTADA A VALORES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS. INTERESSADOS ENTREM EM CONTATO PELOS E-MAILS – fariasnetpe@hotmail.com fariasnetpe@gmail.com

  2. OLÁ PESSOAL…
    O PARQUESCOLA ECOETRIX PROMOVE NOS DIAS 31/03 E 1/4 O CURSO DE BIOESCULTURA COM TÉCNICAS UTILIZADAS NA BIOCONSTRUÇÃO ,AS MAIS UTILIZADAS SERÃO O COBE,SISTEMA COBRA E CALCIFITE,.APRENDE-SE A MODELAR O BARRO COM CRIATIVIDADE DANDO FORMAS ,QUE PODEM DECORAR ESPAÇOS VARIADOS.
    O FACILITADOR DO CURSO É O ARQUITETO GUGU COSTA QUE TEM AMPLA EXEPERIÊNCIA NA BIOCONSTRUÇÃO.(WWW.ESPIRALANDO.COM.BR)
    o CURSO É NO PARQUESCOLA ECOETRIX EM SÃOTHOMÉ DAS LETRAS NO SUL DE MINAS GERAIS.
    O INVESTIMENTO PARA REALIZA-LO É DE R$300,00 COM CAMPING A DISPOSIÇÃO E TRÊS REFEIÇÕES DIÁRIAS NA LINHA LACTOVEGETARIANA.
    PARA PARTICIPAR É PRECISO FAZER A INSCRIÇÃO E O DEPÓSITO DE 50% DO VALOR TOTAL.
    ENTRE EM NOSSOS CONTATOS E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO
    ecoetrix@gmail.com
    ecoetrix@ig.com.br
    ecoetrix@hotmail.com
    cel-35-88040923

  3. Amigos da Páginas Verdes, boa tarde

    Estou desenvolvendo umas oficinas no Programa Recicla ATIVA, e nesse momento estamos precisando de doações de bijouterias quebradas ou sem utilidades, botoes, fitas , lantejolas, tintas (PVA-acrilica-tecido) onde usaremos nas oficinas de reciclagem come ducadores técnicos. Aguardo a visita de voces- Rua Açu, 417 – Centro-Natal ONG ATIVA-ASSOCIAÇÃO DE ATIVIDADES DE VALORIZAÇÃO SOCIAL, 22 anos de ação social. Jane – 84-9967.7274 martinsativa@yahoo.com.br

  4. Também somos uma ecovila alternativa chamada Comunidade Solaris. Estamos loclizados numa linda região do litoral sul da Bahia, perto de Ilhéus, na Praia do Norte. Qualquer informação que quizerem saber podem nos escrever para comunidadesolaris@gmail.com ou para comunidadesolaris@yahoo.com.br Teremos prazer em lhe atender e podemos lhes enviar os nossos livros “Solaris”, que tem a nossa ideologia comunitária, e o livro “As Energias Benéficas do Universo”, que tem a nossa doutrina religiosa. Se quizerem ver as fotos desta região, que ainda está preservada, e da região de Itacaré, basta entrar no link seguinte: https://picasaweb.google.com/ComunidadeSolaris/SolarisNovembroDe2011?authuser=0&feat=directlink
    Caso queiram conhecer o nosso blog basta entrar em: http://comunidadesolaris.spaceblog.com.br Acreditamos que estamos dando a nossa parcela de contribuição para ajudar a salvar o nosso planeta da destruição eminente, se por acaso nada for feito para mudar a atual relação do homem com Gaia! Comunidade Solaris de Ilhéus.

  5. Caros amigos, está chegando o início do Curso de Permacultura Urbana na Casa Jaya.
    Será um curso onde todos os módulos serão ensinados com a construção de um sistema passo-a-passso na prática.
    Boa oportunidade para quem quer soluções para um mundo melhor.

    Curso de Permacultura Urbana:

    Descrição do Curso

    A partir da visão e metodologia de design ecológico em Permacultura, compreender setores e fluxos energéticos e planejar as zonas das habitações a partir dos recursos locais e conhecimentos disponíveis. Desenvolver um design funcional e criativo para adaptação de residências urbanas para criarem sistemas mais funcionais e autônomos e promover intervenções ecológicas e criativas no ambiente urbano. A partir de uma visão ampla e sistêmica, serão desenvolvidos módulos separados por temáticas básicas do design.

    Módulo 01 – Bioconstruções nas Cidades
    Dias 17 e 18 de Setembro – Facilitador: Felipe Pinheiro

    Módulo 2 – Curso de Aquecedor solar feito com tubos de PVC
    Dias 01 e 02 de Outubro – Facilitador: Edison Urbano

    Módulo 3 – Construção de sistema de captação de Água de chuva
    Dia 22 de Outubro – Facilitador: Gui Castagna

    Módulo 4 – Plantio
    Dias 03 a 04 de Dezembro- Facilitador: Peter Webb

    Mais detalhes: http://www.casajaya.com.br/cursopermacultura
    Mais informações e Inscrições: renan@casajaya.com.br
    Almoço Vegano incluso!

    Vagas Limitadas (20 participantes por módulo)

    E a aventura continua.
    Abraços, sucessos e até +,
    Edison Urbano.
    Criação, P&D e disseminação em tecnologias de baixo custo.
    e-mail: ediurb@sempresustentavel.com.br
    Site: http://www.sempresustentavel.com.br
    PS.: Para acompanhar as novidades do sempresustentavel.com.br, cadastre-se em: http://www.sempresustentavel.com.br/newsletter.php

  6. Olá pessoal, este projeto começou a 9 anos com a professora Silvana e chega em 2011 com a construção de um espaço para reciclagem. Este projeto chamou nossa atenção, a partir de 2009 começamos a levar informação e alimentar o sonho de construir um espaço para o projeto. No meio disso tudo, vem uma enchente… bom, cada um tentando botar sua vida em ordem… no inicio de 2011 a ong akarui escreveu e conseguiu uma verba para efetivar o projeto de melhoria de técnicas de reciclagem e a construção do galpão. Como já estávamos envolvidos no projeto da prof. Silvana, agora reforçado pela prof. Lucimara, fomos chamados. Fizemos uma maquete, com ela em mãos demos um aula de escala… os alunos descobriram a partir do tamanho da maior vara de bambu que tamanho poderia ter o galpão.
    Ai foi só passar rapidamente algumas instruções e os alunos já estavam executando a obra que foi feita em 6 dias.
    temos fotos no facebook/biohabitatbrasil
    Parabéns professora Silvana e professora Lucimara.
    gabriel e sabrina
    biohabitat
    são luiz do paraitinga

  7. Realizaremos mais um curso de horticultura orgânica& organopônica em nossa horta experimental na chácara jardim modelo no bairro do Brooklin SP.Será nesse sábado dia 06 de agosto á partir das 9:00 hrs da manhã….Inscreva-se pelo emai henrydutra@bol.com.br ou fone 98903427.Qualidade Elementos verdes3.www.lojamais.com.br/elementosverdes3

  8. Olá!

    Me chamo Fernanda e acabo de lançar uma rede de consumo colaborativo chamada DOIS CAMELOS (www.doiscamelos.com.br)
    Missão ; promover o consumo e atitudes conscientes !
    Objetivo; conectar pessoas identificadas por uma causa !
    acompanhem também o nosso blog ; http://doiscamelos.blogspot.com/
    Saimos na Gazeta do Povo !!!!
    http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1133561

    Grande abraço !
    Fernanda Cunha de Athayde

  9. Mães de Transição – Rede de apoio local entre mães

    Mães de Transição é, sobretudo, uma rede de encontro e apoio, local e virtual (quando ainda não existem condições de proximidade); entre mães ou mulheres que sentem vontade de cuidar. De si mesmas, das suas crianças, famílias comunidades e da Terra.

    É simultaneamente uma aposta ecológica e humana em novos conceitos de qualidade de vida apostando numa forma de viver e de estar que nos aproxime em forma de famílias alargadas com núcleos por todo o país, nos quais apostamos nos nossos filhos, na nossa alegria e no nosso planeta, a Mãe das Mães, a Terra.

    Porque nos inspirámos na Flor da Permacultura de David Holmgren e no movimento Transitionnetwork.org, chamamo-nos Mães de Transição.

    Mas somos fundamentalmente mulheres cuidadoras em ambiente de encontro, aceitação, integração e celebração da vida, lançando sementes para novas formas de cuidar, de educar, de prosperidade, de relacionamento, e de trabalho para um presente mais consciente e integrado.

    Para um futuro de sustentabilidade. Numa cultura de permanência. A conquista do direito de viver neste mundo tão lindo, por muitas e muitas gerações de humanos amados, felizes e conscientes.

  10. Cursos on line de horticultura orgânica e organopônica:www.buzzero.com/fungos.html Aulas presenciais realizadas em horta experimental; Fone:98903427 /Elementos verdes3.

  11. Curso de férias de horticultura orgânica e organopônica Elementos verdes3.Aulas realizadas em horta experimental…..inf:(011) 98903427

  12. Companheir@s,

    Estou verde de alegria por ter colocado na rede meu site: http://www.econortenordeste.com.br, com várias opções de produtos ecologicamente corretos.

    Peço @ todos que visitem e indiquem:

    http://www.econortenordeste.com.br – Atitude é consumir produtos eticamente justos e ecologicamente corretos

    Aguardo uma visita de todos voces!

  13. Olá, no dia 11/05/2011- 19h – Estarei orientando uma palestra de introdução às “Oficinas de Numerologia Terapeutica Pitagórica” – uma proposta de autodesenvolvimento sustentável – no espaço Ponto Consciente – em Valinhos SP
    http://www.pontoconsciente.blogspot.com.br
    contato para maiores informações: amritkyoga@yahoo.com.br
    Abraços
    Maria
    Numerologia – Yoga Kundalini – Reiki

  14. Realizamos cursos livres on-line e presenciais em nossa horta experimental em SP…..www.buzzero.com/fungos.html Qulaidade Elementos verdes3…………………..inf(011) 98903427

  15. Olá,

    Estamos iniciando o processo para implantação de uma Ecovila em São Thomé das Letras – MG, e gostaria de divulgar o blog da Ecovila http://novaecovilla.blogspot.com para quem quiser participar. Estamos buscando novos membros, e gostariamos da participação de todos.

    Grata,

    Heloisa Lesniak

  16. Caros colegas
    Visitem o meu portal de design ecológico – consumo ecológico, obrigado, abraço a todos.

  17. Entrei no site para saber mais sobre sustentabilidade e projetos que existem para responder a umas perguntas de geografia ameiii o site PARABÉNS PELA INICIATIVA!!!BJUS

  18. PROJETO: BLOG ÓLEO CITY (http://oleocity.blogspot.com/)
    OBJETIVO: PROMOVER A LOGÍSTICA DE CAPTAÇÃO DE ÓLEO DE COZINHA USADO NA CIDADE DE GOVERNADOR VALADARES-MG E NORTE DO ESPÍRITO SANTO.
    ESTAMOS PROCURANDO PARCEIROS O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DE NOSSO CENTRO DE COLETA (GOV. VALADARES) PARA NEGOCIAR VOLUME DE ENTREGA E PREÇO.
    ESTAMOS ABERTOS A NEGOCIAÇÕES. MANDE SUA PROPOSTA!!!
    E-MAIL: oleocity@yahoo.com.br
    TWITTER: @OLEO_CITY

  19. AVENTURA, AÇÃO E SUSTENTABILIDADE!

    Edição 160 da Revista Aventura&Ação já está nas bancas!

    O caderno socioambiental desta edição traz dicas para você preparar uma festa sustentável, que certamente fará o maior sucesso, sem agredir o planeta. Com soluções inteligentes e cheias de estilo. Além disso, saiba como ajudar a mudar a mentalidade das crianças que, influenciadas pela publicidade, caminham para um ritmo de consumo desenfreado.
    Na pauta,”Economia da Floresta”, saiba mais sobre alternativas econômicas sustentáveis na Amazônia e conheça o trabalho de cooperativas que reúnem agricultores dispostos a buscar o equilíbrio ambiental e econômico em seus cultivos, fornecendo insumos para empresas interessadas nos sabores e aromas da floresta.

    Além do “caderno verde”, a edição 160 da Revista Aventura&Ação traz na capa todo potencial para a aventura de Florianópolis,a bela ilha de Santa Catarina,que concentra opções de trekking, mergulho, escalada, pedal, surfe e voo livre, entre o mar e a Mata Atlântica. Virando a página, descubra os encantos de Atibaia, uma cidade com clima de aventura, ao lado de São Paulo, onde está uma das melhores rampas de voo livre do País. E ainda, a Serra da Capivara (PI), um museu a céu aberto com sítios arqueológicos de até 18 mil anos. Confira também os roteiros internacionais: um mergulho em Cabo Verde, na África, os encantos da Jordânia, no Oriente Médio, com sua enigmática “cidade de pedra”. Uma reportagem sobre o psicobloc e um especial nas mais belas montanhas peruanas.

    Boa leitura e boas aventuras!

  20. Olá Companheir@s,

    Sou especialista em desenvolvimento local e Criação de Empreendimentos Comunitários autosustentáveis.
    Estou em processo de abertura de uma empresa “Ciclo Ambiental”, onde atuaremos em 4 grandes eixos:
    O Primeiro tem como objetivo desenvolver treinamentos na área sócioambiental para representantes de associações comunitárias e/ou de catadores;
    O segundo eixo teremos a coleta e pré-processamento de óleo de cozinnha servido, cujo destino será a industria de biocombustiveis da Petrobras (Será dado um atendimento especial para as associações de catadores;
    No terceiro eixo, atuaremos no processo de beneficiamento de garrafas PET, onde além de cortar em fios para aproveitamento na confeção de vassouras, teremos também, a confeção de cordas, que poderão ser usadas para substituir o “macarrão” de cadeiras de sentar, fazer redes de proteção, dentre outras coisas, e
    No quarto eixo, teremos o aproveitamento da borra do óleo de cozinha, na implementação de uma fábrica comunitária de sabão.
    Para desenvolver estas atividades estamos nos alinhado com várias empresas e entidades.
    Mmais detalhes passarei através do nosso blog: http://www.papoambiente.blogspot.com

    Vistem nosso blog, deixem seus comentários e sugestões!!!

    http://www.papoambiente.blogstop.com

    Abraços,

    Paulo Arlindo

  21. Oi gente!
    Somos uma familia de uruguaios e brasileiros que vivemos aqui em Rivera, fronteira de Uruguai e Brasil. Temos um lindo projeto de REUTILIZAÇAO de materiais, e gostaria de compartir com vocês. http://casadebotellasdepet.blogspot.com/
    Abraciclados!

  22. O HUB de São Paulo abre a escola de inverno com cursos ligados a sustentabilidade, tecnologia, cultura, inovação. Inscrições começam segunda dia 28.

    O idds dentro da escola de inverno está presente com dois cursos, Direto ao Ponto (Sustentabilidade na pratica) e Metadesign (design da interação, inovação).

    Entre no site Escola de inverno NING, inscreva-se e escolha cada curso também inscrevendo-se em cada um.

  23. Sou bióloga, faço a minha parte e vivo “brigando” com todo mundo que desrespeita nossa “Mãe Terra”! De tanto “brigar”, cansei e resolvi tentar de outro modo: fiz uma música, e em inglês (que é pra ver se os americanos se tocam) falando dos nosso problemas ambientais e passando a mensagem de que VOCÊ pode fazer a diferença! Isto é, A PARTE QUE LHE CABE! Por isso, escutem, acessem e divulguem essa música ok!
    Chama-se “A Better Way” e está na minha página: myspace.com/michelebruna
    Obrigada!
    Michele

  24. O idds é um órgão que utiliza dos conceitos, ferramentas e estratégias de design sustentável, para oferecer consultoria, informação, educação, intermediação, pesquisa e desenvolvimento à empresas, profissionais, órgãos públicos e estudantes.

    Com base no uso das ferramentas, estratégias e conceitos de design sustentável nosso objetivo
    estimular a mudança da sociedade, voltando-a para a sustentabilidade. Assim, se refinarmos o sentido de sustentabilidade até a sua essência mais sutil, chegaremos ao ideal de Paz. A Paz resultante da possibilidade de evoluir sem agredir.

    O idds atua principalmente na área de Produção e Consumo.
    Base do desenvolvimento econômico, o sistema de produção e consumo tal como o conhecemos hoje tem como uma de suas decorrências mais críticas, sobretudo após a globalização e a intensificação do comércio internacional, a disparidade na transferência de lucro. E essa má distribuição de renda vem acompanhada de outros problemas de ordem sócio-ambiental.

    Nesse contexto, também apresentamos o nosso entendimento do que é ser sustentável para os agentes envolvidos no sistema de produção e consumo – produtores, consumidores e desenvolvedores –, assim como para aqueles tão diretamente interessados quanto na configuração de um novo momento
    da produção e consumo, como indivíduos, parceiros e investidores.

    Mais informações no site idds.

  25. gostaria de saber se vcs compram vidro para reciclagem 85-3256-2370

  26. ABERTAS AS MATRÍCULAS _ INÍCIO 05 DE ABRIL

    CALENDARIO 2010 _ ATELIER ETNO BOTÂNICA

    EM SEU ATELIER,EBER LOPES FERREIRA DESENVOLVE TÉCNICAS DE TINGIMENTO COM MATÉRIAS PRIMAS NATURAIS, PROMOVENDO O RESGATE DO RICO ACERVO CULTURAL DE PLANTAS TINTORIAS BRASILEIRAS.

    O OBJETIVO DA DIVULGAÇÃO DESTE CONHECIMENTO E PRESERVAR ESTA PRÁTICA RESGATANDO A UTILIZAÇÃO DESTAS MATÉRIAS PRIMAS, DIMINUINDO O IMPACTO AMBIENTAL, AGREGANDO VALOR ECONÔMICO E CULTURAL AOS PRODUTOS COLORIDOS DE FORMA LIMPA E TÊXTEIS ARTESANAIS ,ALÉM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DE FORMA SUSTENTÁVEL COM O USO DE PLANTAS CULTIVÁVEIS.

    – OFICINA DE TINGIMENTO COM CORES NATURAIS –EBER LOPES FERREIRA- MODULO I

    APRENDA TINGIMENTOS DE FIOS E TECIDOS DE ORIGEM NATURAL_ALGODÃO,LÃ E SEDA_ COM CORANTES NATURAIS.TINGIMENTOS A FRIO, A QUENTE E USO DOS MORDENTES.

    SEGUNDAS E SEXTAS – TURMA MANHA E TARDE- ( 02 TURMAS )

    DIAS: 05,09,12,16,19,23,26 e 30 de Abril.

    HORARIO MANHA: 08:00 ÁS 12:00 HS_ HORARIO TARDE: 14:00 ÁS 18:00 HS

    02 aulas teóricas e 06 aulas práticas._Carga Horária: 32 horas_ Aulas: 08

    INTENSIVO AOS SÁBADOS ( 01 TURMA )

    DIAS: 17 de Abril, 01,15,29 de Maio.

    HORÁRIO: 09:00 ÁS 18:00 HS_ Carga Horária: 32 horas _ Aulas: 04

    Incluso:- Apostila: teoria e prática. – Materiais utilizados nas aulas práticas,como mordentes e fios. – Mostruário em 16 cores resultantes da oficina. – *01 cachecol em algodão orgânico, -*01 echarpe em seda, – *01 echarpe em algodão. *Peças prontas, tingidas pelo aluno nas aulas práticas.

    – ATELIER ETNO BOTÂNICA – CORES NATURAIS – Eber Lopes Ferreira

    INFO: Leka Oliveira – 11.6369 8382 – corantesnaturais@gmail.com

    Certificado reconhecido pelo Instituto Ecotece <www.ecotece.org.br

  27. procurando uma oportunidade de trabalho :
    http://www.planetabiodiesel.com.br
    mini usinas de biodiesel & equipamentos
    filtros de oleo usado
    aguardamos;
    abs
    sergio

  28. Com um parque de terminais que cresceu quase quatro vezes em apenas sete anos – de 242 mil em 2002 para cerca de 900 mil maquininhas este ano – a Redecard enfrentou o desafio de organizar uma solução logística que fosse capaz de atender à demanda da companhia sem deixar resíduos da sua operação no meio ambiente. Até o fim de 2009, a empresa reciclará, diariamente e em média, 3,2 mil maquininhas, o que poderia render entre 3,3 e 4,8 toneladas de sucata por dia, sendo aproximadamente 37% plástico, 12% componentes diversos (conectores e outros metais), 11% papelão, 13% fios de cobre e alumínio, 21% placas e LCDs e 6% baterias.

    A empresa segue um modelo sustentável, se preocupando em reciclar todas as unidades que são descartadas, sem despejar resíduos no meio ambiente e utilizando a sucata dos terminais na produção de cabides, pás de lixo e componentes plásticos em geral, fios de cobre, outras placas para novos terminais etc.

    Obrigada,
    Lia

  29. A nossa oficina virando do avesso ensina a reutilizar todo tipo de material de papel e papelão.
    Visite o nosso site http://www.vivasemstress.com.br ou participe gratuitamente das oficinas.
    Um abraço Verde

    • Oi Morgana,

      Super interessante o trabalho de vcs.
      Se vcs quiserem, seria interessante fazermos um link, promover os cursos de vcs através da nossa agenda de eventos e cursos (veja AQUI ) e se quiser, mande uma materia sobre o trabalho de vcs que divulgaremos com prazer.

      Abraços Verde Esperança, Verde Alegria e Verde de Verdes
      PoMei Kwong

  30. estamos com ongs e cooperativas buscando recursos para produzir biodiesel e ter uma responsabilidade socioambiental.
    contamos com recursos para dedução 100 % pela lei de responsabilidade social
    aguardamos seu contato;
    sds
    sergio
    planeta biodiesel
    mini usinas & equipamentos

  31. Oi Leka,

    Grata pelo seu comentario nas Paginas Verdes.
    Foi publicado e se vc quiser, me mande mais material para ser postado no blog….

    Tudo de bom

  32. A Ecopak produz telhas e chapas ecológicas a partir da reciclagem da embalagem longa-vida Tetrapak. Cada telha produzida retira aproximadamente 1.500 embalagens que iriam “entupir” nossos lixões e aterros sanitários. O processo de produção é totalmente ecológico pois não utiliza agua nem produtos quimicos além de não gerar resíduo algum.
    Nossos produtos seguem com garantia de 5 anos e possuem inúmeras vantagens sobre as telhas de fibrocimento: não quebram, pesam 45% menos, retém 40% menos calor além de serem bonitas e ecológicas.
    Estamos localizados em Uberaba-MG e podemos despachar nosso produto para qualquer lugar do Brasil. Maiores informações pelo telefone (34) 3313-6967, por e-mail info@ecopak.com.br ou pelo site http://www.ecopak.com.br.

  33. EU GRIDO!

    É GRATUITO!
    Projeto filantrópico para criar a maior rede pública computacional
    para rodar projetos de pesquisa que BENEFICIEM A HUMANIDADE!

    SAIBA MAIS: http://www.eugrido.com.br

  34. VAleu Galera do CPA!

    Por favor, sintam-se à vontade de adicionar os seus cursos também nos comentários da agenda de cursos e eventos – é super bom ter notícias do SUL.

    • Aberta inscrições para as novas turmas de Oficina de Corantes Naturais

      Workshop com Eber Lopes Ferreira

      Os corantes naturais são utilizados pela humanidade há mais de 5000 anos, atingindo o perfeito domínio das técnicas de sua aplicação entre 1800 a 1900, entrando em desuso quando a indústria química sintetizou as primeiras anilinas. Desde então, o homem vem utilizando indiscriminadamente estes corantes químicos para diversas finalidades.

      A divulgação deste conhecimento é preservar e valorizar esta prática resgatando a utilização destas matérias-primas, diminuindo o impacto ambiental com sua utilização. Além do resgate deste rico e valioso acervo cultural das plantas tintoriais brasileiras, agregando valor aos produtos têxteis artesanais.

      Objetivos:
      – Divulgar as técnicas de utilização dos corantes naturais, utilizando matérias-primas da flora brasileira, resgatando assim uma tradição cultural através de suas cores nativas.
      – Capacitar artesãos, estudantes de moda, decoração e design sobre este conhecimento.
      – Uso de produtos naturais, reduzindo a emissão de efluentes químicos (corantes sintéticos e produtos auxiliares nocivos), melhorando a qualidade de vida e atendendo a crescente demanda de produtos fabricados de acordo às normas e conceitos de preservação ambiental e respeito social.
      – Promover o desenvolvimento da cadeia produtiva de forma sustentável, com o uso de plantas cultiváveis e de reflorestamento.
      – Agregar valor econômico e cultural aos produtos coloridos de forma limpa no âmbito social e ambiental.

      Público-Alvo:
      Artesãos, professores, estudantes de moda, decoração e design, artistas plásticos.

      Sobre a Oficina de Corantes Naturais:
      Informações sobre início do curso, horários e valores entre em contato:

      ATELIER ETNO BOTÂNICA – CORES NATURAIS
      Endereço: Rua Morás, 469 – Vila Madalena / São Paulo – SP
      Informações e matrículas: Leka Oliveira – corantesnaturais@gmail.com
      Tel.: (11) 9314-0782 ou (11) 8081-9578

  35. CPA – Comissão de Permacultura e Agroecologia de Itajaí

    Formada em 2007 por estudantes, profissionais e ambientalistas de Itajaí, esteve vinculada a Organização Não Governamental – Voluntários pela Verdade Ambiental, atualmente é um movimento independente e, tem como objetivo criar e fortalecer núcleos permaculturais, facilitar ações agroecológicas em Itajaí e demais localidades para difundir princípios e éticas de convívio e integração com a natureza.

    Nossas ações estão focadas nos seguintes tópicos:

    • Organizar multirões – Junto a agricultores que necessitam de mão de obra para iniciarem projetos de agroecologia e permacultura, iniciativas de permacultura urbana, tais como hortas comunitárias, como também bioconstruções, sistemas agroflorestais e plantios agroecológicos;

    • Prestar acessoria e realizar cursos

    • Organizar feiras e eventos voltados a questão agroecológica;

    • Mobilizar atores – Educação Ambiental – Através de programas nas escolas municipais e estaduais.

    • Produzir material informativo e educativo (documentários, folders, cartilhas, palestras);

    • Fortalecer redes permaculturais bioregionais

    cpaitajai.worpress.com

  36. Vassouras ecológicas

    A Eccofibra tem como objetivo, fabricar produtos ecologicamente corretos. Os produtos são obtidos a partir do desfiamento de garrafas de PET, o qual é submetido a outro processo industrial, tornando-se “cerda” para vassouras. Nossas vassouras já foram amplamente testadas e aprovadas por empresas privadas e prefeituras.
    Nossa maior proposta é de que valorizando o PET reciclado, conseguiremos mudar a cultura de simplesmente jogá-los no lixo e deixar para que as usinas definam seu destino. Prova de que pode dar certo, é observarmos as latinhas de cerveja e refrigerantes que tem sua reciclagem em quase sua totalidade, face ao preço do produto reutilizado. Para tanto, pagamos até 200% a mais nas fitas aos parceiros e cooperativas do que recebem dos captadores de PET reciclado.
    Não se trata de extrusão, nem de utilização de qualquer processo químico, ou agente agressivo na manufatura do produto. Nosso produto foi desenvolvido e inscrito no INPI em 2002, e desde então, estamos aprimorando e desenvolvendo equipamentos mais modernos. Qualidade e durabilidade comprovada garantem a excelência do produto final. O processo de produção Reduz, Reutiliza e Recicla a matéria-prima, obedecendo aos três Rs, o que torna uma reciclagem ecologicamente correta.
    Site http://www.eccofibra.com.br

    • Grata Vinicius,

      Interessante que acabei de ler uma reportagem falando sobre o desafio da sobretaxação que existe para vassouras recicladas – que pagam o mesmo imposto de 18% das vassouras comuns, sendo que nos países desenvolvidos há um incentivo fiscal para quem contribuir com o Meio Ambiente.

      Vamos dar umas vassouradas nestes políticos para melhorarem as leis no Brasil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: