O melhor da programação da Virada Sustentável

Nos dias 4 e 5 de junho acontece em São Paulo a primeira edição da Virada Sustentável, um grande palco de eventos com mais de 300 atrações gratuitas super variadas em 60 parques e espaços culturais da capital paulistana.

Temas vão desde reciclagem, contagem de estórias, práticas de yoga, meditação, dança, música, muitas e muitas exposições/ filmes/ palestras e mais etc etc…

Algumas dicas das TOP TOP…..

  • Yoga, Meditação, Tai Chi e Dança em diversos Parques da Cidade
  • Ervas Aromáticas

Promovida pela Escola Municipal de Jardinagem, uma oficina prática que ensina aos participantes novas técnicas de cultivo de ervas aromáticas em vasos. A atividade é coordenada pelas facilitadoras Juliana Meira e Thamyres Costa.

Onde: Parque do Ibirapuera – Viveiro.

Quando: Domingo (5), das 10h às 12h. Obs: vagas limitadas

  • Oficina: Compostagem Doméstica

Saiba como produzir composto orgânico com resíduos gerados diariamente em casa, contribuindo para a saúde das plantas e diminuindo a quantidade de lixo encaminhado para os aterros da cidade. Busca fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos com a incorporação de atitudes e valores sustentáveis.

 

Onde: Parque do Ibirapuera – Viveiro.

Quando: Domingo (5), das 9h às 10h. Obs: vagas limitadas

  • Conhecendo as Árvores de São Paulo

    Passeio guiado pelas árvores abordando a  identificação, história, importância e curiosidades da arborização do parque mais famoso de São Paulo, conduzido por Ricardo Henrique Cardim, ambientalista e fundador dos Amigos das Árvores de São  Paulo.

    Onde: Parque do Ibirapuera – Local de saída: Portão 8 (em frente à av. JK).

    Quando: Sábado (4), das 10h às 12h.

  • Oficina: Horta caseira orgânica e compostagem

Marcelo Noronha apresentará os seguintes temas: Introdução a Agricultura Orgânica e Agricultura Urbana; Teoria da Trofobiose; Noções de fisiologia das plantas na absorção de nutriente e luz; Tratos culturais: plantio, adubação, cobertura morta; Pragas e doenças; colheita; Horta em pequenos espaços (canteiros e vasos) com ervas condimentares e medicinais e hortaliças

Local: Parque da Água Branca.

Quando: Sábado (4), 9h às 12h – Aula Teórica (Sala de Cursos da AAO) e das 12h às 14h – Aula Prática (Espaço Cultural da AAO).

  • Oficina: Horta Urbana

Na oficina prática, oferecida pela Casa Jaya, o participante irá entrar em contato com técnicas de plantio e manejo de hortaliças, plantas medicinais e aromáticas, construindo uma horta de baixíssimo custo a partir de caixas de feira e palha.

Onde: Casa Jaya. Rua Capote Valente, 305 – Jardim Paulista.

Quando: Domingo (5), das 15h às 16h30. Capacidade: 20 participantes.

  • Feira de trocas – Sala Crisantempo

O objetivo é promover um espaço de reflexão sobre o consumo, trocar diversos tipos de objetos, saberes e sabores. O que trazer? Livros, roupas, CDs, DVDs, brinquedos, objetos de decoração, em bom estado que não estão sendo mais úteis para você. Alimentos saudáveis e plantas são bem-vindos. Serviços também podem ser trocados e divulgados. Haverá também uma mesa destinada a doações para instituições.

Onde: Rua Fidalga, 521 – Vila Madalena.

Quando: Domingo (5), das 11h às 14h.

  •  Zen: Cerimônia de Chá Contemporânea

É um convite aos moradores de São Paulo para fazerem uma pausa na rotina e se abrirem para três experiências sensoriais: “Perceber” – com exercícios de respiração com base no yoga; Trocar” – palestra e degustação de chás; e “Sentir” – passeio pelo jardim e apreciação da beleza do simples. A iniciativa é coordenada pela jornalista Erika Kobayashi (blog Cerimônia do Chá).

Onde: Casa das Rosas/Espaço ao lado do café. Av. Paulista, 37.

Quando: Sábado (4), das 15h às 17h30.

Obs: os participantes devem trazer a sua própria caneca para o chá.

  • Jogão do Planeta

Em um jogo de tabuleiro gigante, equipes serão desafiadas a tomar decisões para a melhoria do nosso planeta. Um mergulho nas questões da sustentabilidade de forma divertida e surpreendente.

Onde: Parque do Ibirapuera – Antiga Serraria.

Quando: Sábado (4) e Domingo (5), das 10h às 18h.

Oficina Cultivo Vertical em Garrafa Pet

O Projeto Fábrica Verde oferece a oficina de Horta Vertical  em Garrafa Pet. A técnica adotada viabiliza o plantio onde há pouco espaço disponível para manutenção de hortas convencionais. Já o plantio em garrafas Pet tem como finalidade o reaproveitamento de embalagens vazias. Os participantes da oficina poderão levar o material para casa.

Onde: Parque Villa-Lobos – Ilha Musical

Quando: Domingo (5), em duas sessões: das 11h às 12h, e das 14h às 15h.

  • Atividade: Feira de economia solidária

Feira de economia solidária e bate-papo sobre temas da sustentabilidade, organizado pelo Espaço da Cultura de Consumo Responsável, que oferece acesso a produtos orgânicos da agricultura familiar, produtos de Economia Solidária com respeito aos cuidados ambientais e oficinas de educação para o consumo responsável.

Onde: Parque da Água Branca (próximo ao galpão da Feira de Orgânicos da AAO)

Quando: Sábado (4) e Domingo (5), das 8h às 13h.

  • Zen: Caminhada Zen

Descubra o prazer de caminhar em silêncio, em fila indiana, apreciando os sons dos pássaros, o ruído dos passos, as fragrâncias da mata e da terra, as diferentes temperaturas, as sombras das árvores e ao calor do sol, observando as águas e os peixes, tartarugas e pássaros, e fazer de cada passo um passo de paz.

Onde: Parque da Água Branca, Recanto das Figueiras (entrada mais próxima na R. Ministro de Godói)

Quando: Domingo (5), das 10h às 11h.

  • Zen – Ciranda no Parque com Bia Esteves

Nesta vivência de danças circulares sagradas, os participantes dão as mãos, formando uma roda. São utilizadas músicas, cantos e danças de vários povos e tradições. A experiência compartilhada da dança em grupo é um meio que pode superar os limites de idioma, raça, cultura e tempo, contribuindo para a evolução do ser humano, seu lado mágico, sua capacidade de criar e transformar.

Onde: Parque da Água Branca – Bambuzal.

Quando: Domingo (5), das 10h às 11h30.

– Ecoficina de Arte Sucata: produção de brinquedos a partir de reciclagem de sucata, tais como bibouquê, telefone sem fio, barangandão, peteca, jogo de dama, mancala, jogo da velha e fantoches.

– Brinquedoteca  Ecológica: brincadeiras e contação de histórias com o tema Meio Ambiente.

– Pintura facial: as crianças poderão escolher desenhos como: leão, árvore, borboleta, flor, dentre outros elementos que remetem à natureza.

– Salão de jogos:  o público infantil brincará de Jogo da Coleta Seletiva, Lixo Legal, xadrez, dama, mancala, dominó, tapa certo, segure se puder, futebol de botão, jogo da velha e muito mais.

Onde: Parque do Ibirapuera. Arena de Eventos (Portão 10).

Quando: Sábado (4) e Domingo (5), das 9h às 17h.

  • Morada Ecológica

Com curadoria de Dominique Gauzin-Muller, Morada Ecológica aborda as principais inovações da arquitetura contemporânea ao redor do mundo e a forma como a sustentabilidade vem influenciando a maneira de pensar as construções e desenvolvimento urbano na atualidade. A exposição traz mais de 50 projetos pioneiros de arquitetos de várias partes do globo.

Onde: MAM (Museu de Arte Moderna) – Parque do Ibirapuera.

Quando: Grátis no Sábado (4) e Domingo (5) das 10h às 17h30

  •  Gerador Ecológico

Gerador montado no parque que utiliza materiais provenientes do lixo eletrônico, como peças quebradas de hardware, além de pedaços de bicicletas. As pessoas participarão do fornecimento de energia de maneira interativa e educativa. Acompanha a iniciativa, uma exposição fotográfica sobre o projeto que está em desenvolvimento na Amazônia.

Onde: Parque do Ibirapuera. Em frente ao Planetário.

Quando: Sábado (4), das 8h às 24h, e Domingo (5), das 8h às 20h.

  •  “Somos Terra”

“Somos Terra” é uma exposição, quase uma instalação artística que busca através do sensorial, da cor e da luz, criar uma experiência de encantamento do ser humano pela natureza. Seus jogos e games interativos propõem uma conexão com o mundo natural através do lúdico e do divertimento.

Onde: Parque do Ibirapuera – UmaPaz. Av. IV Centenário, 1268.

Quando: a partir do sábado (4), das 10h às 18h.

  • Performance: Live Paint – Binho Ribeiro

O artista do grafite Binho Ribeiro realiza performance artística com o tema da sustentabilidade, usando plástico de isolamento esticado entre duas arvores. Inclui um mini workshop com tinta a base de agua sobre técnicas de grafite.

Onde: Parque do Ibirapuera – Parquinho (Portão 6).

Quando: Domingo (5), das 11h30 às 13h.

  • Zen: Ilhas Ayurvédicas

Espaço onde terapeutas profissionais ayurvédicos aplicarão ShiroAbhyanga (massagem) e apresentarão, através das técnicas da massagem, uma introdução ao universo da milenar medicina Ayurvédica.

Onde: Parque Villa-Lobos – Tenda do Parque da Figueira (Parquinho)

Quando: Sábado (4) e Domingo (5), das 10h30 às 16h.

  • Performance: Homem Refluxo – Experiência  ReFluX

Apoiado pelo Idec-SP, um grupo de sete pessoas passará uma semana armazenando lixo pessoal em roupas próprias de armazenamento, os ParangoLixoLuxo, chamando a atenção para a questão dos resíduos nos grandes centros urbanos. Durante a Virada, o público conhecerá os resultados desse trabalho.

Onde: Parque da Água Branca.

Quando: Domingo (5), das 15h às 17h.

  • Dança: Balé de Cegos Fernanda Bianchini

Apresentação de balé realizada por um corpo de 40 bailarinas com deficiência visual. O projeto, coordenado por Fernanda Bianchini, mostra que a superação individual do ser humano não conhece limites.

Onde: Parque Água Branca – Espaço Cultural Tattersal. Rua Ministro Godói, 310 – Barra Funda.

Quando: Sábado (4), das 15h às 15h40.

  • Infantil – Show “Espantaxim e os Guardiões da Natureza”

A compositora, cantora e escritora Dulce Auriemo apresenta as canções do “Projeto Espantaxim”, uma contribuição para a literatura musical infantil brasileira. A atividade contará com a apresentação de personagens de várias de suas obras, como “Makiko & Tatuiuiú – Guardiões da Natureza”, além de show do grupo “Som na Lata”, da Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior.

Onde: Parque da Água Branca (Espaço Cultural Tattersal).

Quando: Domingo (5), das 11h às 12h.

  •  Feira de Produtos Orgânicos

A Feira de Produtos Orgânicos é um espaço destinado à venda de produtos sem defensivos ou adubação química, certificados pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO). Também oferece café da manhã orgânico.

Onde: Parque da Água Branca Barracão

Quando: Domingo (5), das 8h às 12h

  • Oficina Viva para Crianças

Conceição Trucon irá falar sobre alimentação infantil. Os participantes vão preparar e degustar várias receitas, como leite extraído a partir de sementes, iogurtes, queijinhos, docinhos e torta, preparados sem aquecimento ou açúcar.

Local: Parque da Água Branca.

Quando: Sábado (4), das 9h às 11h

 Tem muito muito mais, e incrivel a quantidade de filmes!

Acesse o site: http://www.viradasustentavel.com e nos vemos por lá!

Para a programação completa visite o site da Virada Sustentavel AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: