Boa noticia: municípios amazônicos TENTAM deixar lista do desmate

Claudio Ângelo publicou hoje na Folha de São Paulo a boa noticia que municípios amazônicos TENTAM deixar  lista do desmate.

Interessante notar o convenio de 3 e tantos milhões entre o governo, as prefeituras e uma ONG, a TNT (The Nature Conservancy).

A ONG vai fazer a relação entre o governo e os fazendeiros através de mapeamento das áreas a serem conservadas através de satélites.

Na Amazônia, a TNC vem desenvolvendo importantes parcerias na busca por soluções em larga escala. O objetivo é conservar mais de 560 mil quilômetros quadrados na Amazônia até 2015 – uma área maior que a França ou a Espanha.

Será que só iremos conservar sempre em troca de doações internacionais? Você acha que há fraudes e corrupções na administração desta quantia? Será esta um desenvolvimento sustentável de fato? Na sua opinião, qual seria a solução para um desenvolvimento sustentável da região?

Conhecemos profissionais de pesquisa na Amazônia, e estes nos informaram a triste realidade de que estamos dando informações importantíssimas da nossa riqueza de fauna e flora em troca de apoios e patrocínios básicos para projetos .

Alguns afirmam que varias de nossas plantas já foram patenteadas em vista que curam as doenças ditas incuráveis, e… nós a conhecemos? Será isto verdade? Será que em um futuro bem próximo iremos comprá-las a preço absurdo as mesmas em caixinhas?

Sabemos que agências de solidariedade e cooperação internacional têm sido historicamente parceiras em organizações e projetos. Como mudar esta dinâmica? Ou melhor, como nos prepararmos para a inevitável mudança? Já que é evidente a queda de recursos financeiros internacionais – afinal, o Brasil vem se destacando na economia mundial.

Associação Brasileira de ONGs (Abong) recentemente aponta que os financiadores não interfere na autonomia de ONG e nesta reportagem  Vera Masagão afirma no material publicado a necessidade de ampliar o leque de doadores.

Como fazer? Qual a sua opinião? Você conhece algum projeto que é auto-sustentável, independente financeiramente?

Asas ao seu projeto! Oportunidades AQUI

Veja a atuação do The Nature Conservancy na America do Sul

Leia a reportagem da Folha de Sao Paulo

 

Anúncios

One Comment to “Boa noticia: municípios amazônicos TENTAM deixar lista do desmate”

  1. Post bem interessante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: