Curso na UMAPAZ “A Terra, o meio físico e a paisagem urbana em São Paulo”.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO

“A Terra, o meio físico e a paisagem urbana em São Paulo”

Com o propósito de estimular a reflexão sobre a natureza dos problemas ambientais, sua relação com os processos naturais e antrópicos de formação da paisagem urbana, com ênfase para a realidade do município de São Paulo e região metropolitana, a UMAPAZ promove, de 12 de agosto a 16 de setembro, o curso “A Terra, o meio físico e a paisagem urbana em São Paulo”.

O curso será aberto a profissionais, professores e estudantes de geografia, engenharia, arquitetura, geologia, e demais interessados que possuam ensino médio completo. As aulas serão ministradas por geólogos, ecólogos, biólogos, historiadores e especialistas em gestão ambiental: Oswaldo Landgraf Jr., Patrícia Marra Sepe, Otávio Prado, Francisco Adrião Neves, Vitor Lucato e Agni Gustavo Beuttenmuller.  A coordenação  geral fica por conta de Agni Gustavo Beuttenmuller, docente da UMAPAZ.

O programa prevê 20 horas de aula sobre a história do planeta; eras geológicas e conceitos básicos de geologia; processos internos e externos de formação das rochas e do relevo, solo e sua relação com a vegetação. Além disso, serão apresentados e discutidos aspectos da ocupação humana no planeta e na cidade de São Paulo: histórico, consequências, paisagens e problemas ambientais decorrentes e instrumentos desenvolvidos para mapeá-los, compreendê-los e enfrentá-los. A metodologia pressupõe a utilização de exposições dialogadas e orientações de leitura.

Conforme previu o relatório da ONU “Estado da População Mundial 2007”, a partir de 2008 a população mundial se tornou predominantemente urbana. Desta forma é importante conhecermos o meio físico, seus elementos (relevo, geologia, hidrografia, entre outros) e processos associados de forma a subsidiar e orientar as decisões voltadas ao planejamento urbano e ambiental de uma cidade, e às intervenções humanas (obras civis, sistema viário, loteamentos etc.). O desconhecimento destes aspectos pode ocasionar problemas ambientais tais como escorregamentos e enchentes e gerar acidentes em áreas de risco.

Cronograma: As aulas serão realizadas às quintas feiras das 9h às 12h30.

Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268, Portão 7-A, Parque Ibirapuera

Vagas: 50 – HAVERÁ SELEÇÃO

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  • Bruno, Ernani da Silva – História e Tradições da Cidade de São Paulo. Rio de Janeiro, José Olimpio, 1954, 3 vol.
  • Gould, S. J. (1987). Seta do tempo. Ciclo do tempo. São Paulo: Cia. das Letras.
  • SANTOS OLIVEIRA, A. M. DOS et al. (1998). Geologia de Engenharia. São Paulo: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA.
  • SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E MEIO AMBIENTE; SECRETARIA MUNICIPAL DO PLANEJAMENTO. Atlas Ambiental do Município de São Paulo. O Verde, o Território, o Ser Humano: Diagnósticos e Bases para a Proposição de Políticas Públicas para as áreas Verdes do Município de São Paulo. São Paulo: Editora BURTI, 2004. Disponível em: http://atlasambiental.prefeitura.sp.gov.br/.
  • SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E MEIO AMBIENTE; CEBRAP. Indicadores Ambientais e Gestão Urbana. Desafios para a construção da sustentabilidade na Cidade de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008. v. 1. 150 p.
  • TEIXEIRA, W. et al. (Org.) Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
  • ZMITROWICZ, W. As Obras Públicas de Engenharia e Sua Função na Estruturação da Cidade de São Paulo. (Tese de Doutoramento apresentada à Escola Politécnica da USP), São Paulo, 1984.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: