XI CURSO LATINO AMERICANO DE BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO

03 de novembro a 03 de dezembro de 2010

Na última década o Curso Latino Americano de Biologia da Conservação vem contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a conservação da diversidade socioambiental da América Latina. Durante as quatro semanas de capacitação os participantes compartilham experiências com renomados profissionais que atuam nas diferentes esferas da Biologia da Conservação. O conteúdo programático deste curso trata primeiramente de uma abordagem conceitual teórica, seguido de metodologias e ferramentas úteis em estudos de campo e por último, estudos de caso nos quais os alunos vivenciarão a realidade de um programa de conservação.

PÚBLICO-ALVO

Pesquisadores, estudantes de pós-graduação, profissionais atuantes ou que pretendem atuar em projetos de conservação e/ou manejo da vida silvestre.

CONTEÚDO

– Abordagem Conceitual Teórica: História Ecológica Global; Introdução a Biologia da Conservação; Genética da Conservação; Ecologia da Paisagem; Legislação Ambiental Brasileira; Economia Ambiental; Inserção da Avaliação de Impacto Ambiental nos Processos de Tomada de Decisão; Etnoconservação.

– Metodologias e Ferramentas para Pesquisas Aplicadas à Biologia da Conservação: Métodos de Estudo em Comportamento Animal; Estudos de Avifauna; Técnica e Análise de Dados de Radiotelemetria; Levantamento Fitossociológico; “Distance Sampling” e Transecção Linear; Captura-Marcação-Recaptura; Medicina da Conservação; Análise Estatística, Interpretação e Apresentação de Resultados de Pesquisas em Conservação; Elaboração de Propostas e Mobilização de Recursos para Projetos de Conservação.

– Estratégias de Conservação: Sistemas Agroflorestais e Conservação da Paisagem; Educação Ambiental; Empreendimentos Comunitários e Negócios Sustentáveis; Manejo de Espécies Ameaçadas; Manejo da Paisagem; Políticas Públicas; Gestão Integrada da Zona Costeira.

– Estudos de Caso: projetos de conservação desenvolvidos pelo IPÊ*
Pontal do Paranapanema – SP: Programa para Conservação do Mico-Leão-Preto (Leontopithecus chrysopygus); Café com Floresta; Abraço Verde; Detetives Ecológicos.
Região do Parque Nacional do Superagui – PR e SP: Programa para Conservação do Mico-Leão-da-Cara-Preta (Leontopithecus caissara); Diagnóstico e Planejamento Participativo Pesqueiro no Parque Nacional do Superagüi.
Nazaré Paulista – SP: Sombra e Água Fresca – Usos da paisagem e serviços ambientais.
* Para maiores informações sobre os projetos mencionados visite a página www.ipe.org.br.

DINÂMICA DE CURSO

– Aulas práticas e teóricas ministradas em português por cerca de 30 profissionais com ampla experiência de trabalho em projetos de conservação no Brasil.
– Através de seminários, com duração máxima de 30 minutos, os alunos apresentarão suas experiências de trabalho.
– Delineamento, execução e conclusão de um projeto de pesquisa de campo.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

OPORTUNIDADE DE BOLSAS

Informações: www.ipe.org.br / cbbc@ipe.org.br

55 (11) 4597-1327 / 9981-2601

Se você não deseja mais receber nossos e-mails,

Anúncios

2 Trackbacks to “XI CURSO LATINO AMERICANO DE BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: