Ecovila da França em São Paulo – Dia 24 de fevereiro de 2010, das 19h às 21 h

DIÁLOGOS COM AS ECOVILASA COMUNIDADE DA ARCA

L´ARCHE DE LANZA DEL VASTO, FRANÇA

Dia 24 de fevereiro de 2010, das 19h às 21 h

(Não é necessária inscrição prévia. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência)

“Em busca de uma unidade viva e coerente com nosso compromisso com a não-violência em todas as suas dimensões: a vida espiritual, trabalho, economia, educação, serviço, agricultura, medicina e a ação não-violenta”

“O tempo para chegar a um acordo não é tempo perdido” (Lanza del Vasto)

Com  o objetivo de trazer experiências de sustentabilidade e refletir sobre as possibilidades de releituras dessas experiências no meio urbano, a UMAPAZ apresenta o primeiro encontro do programa Diálogos com as Ecovilas 2010. Será excepcionalmente numa terça-feira, dia 23 de fevereiro, das 19h às 21h, com palestra de MICHELLE LE BOUEF, sobre a Ecovila l´ARCHE DE LANZA DEL VASTO, la Borie Noble, França.

A comunidade da Arca foi fundada por Lanza del Vasto, filósofo, escritor, escultor e compositor ítalo-francês  que conviveu com Ghandi na Índia. A Arca segue os princípios da resolução de conflitos de forma não-violenta. Busca uma paz que não é a ausência de conflitos, a partir de reconhecê-los e ultrapassá-los.

As aldeias de La Borie situam-se em terreno rochoso e infértil, mas suficiente para alimentar seu povo com o rebanho de vacas e cavalos para arar. A comunidade da Arca dá grande importância ao trabalho manual e ao aprendizado de habilidades básicas, pois todos são diretamente responsáveis pelos bens essenciais como pão, habitação, vestuário. Em 50 acres da terra é produzida grande parte da comida da comunidade. O fruto do trabalho é conjunto e cada um recebe de acordo com as necessidades, evitando armadilhas do consumismo e preferindo uma economia com rosto humano, encontros e relacionamentos, partilha e apoio mútuo.

Michele Le Bœuf é canadense,  do Quebec. Possui formação em artes cênicas e depois foi morar na Comunidade da Arca (Communauté de l Arche) em La Borie Noble no sul da Franca, onde ela vive desde 1977.  Atualmente, é responsável International da Arca (http://www.arche-nonviolence.eu/ )  Participa do trabalho da  associação “Jeunesse et Non-violence” (Jovens e Não-violência) ministrando Workshops  e vivencias nos para jovens.

Anúncios

One Comment to “Ecovila da França em São Paulo – Dia 24 de fevereiro de 2010, das 19h às 21 h”

  1. Excelente notícia!

    Que o encontro seja muito afortunado e possa se estabelecer de forma continuada. Tais diálogos hoje em dia se apresentam como fundamentais para um possível processo de mudança em nossa dinâmica global das grandes cidades – pois que, se isso não vier a ocorrer num futuro breve, nós realmente estaremos em sério perigo como espécie.

    Abraços, Ljanz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: