Aquecedor Solar de Recicláveis

Basicamente a idéia já está circulando há um tempo no meio alternativo, mas o que nos empolga é pelo fato de que está sendo utilizado por instituições e em diversas comunidades rurais.

Abaixo, uma reportagem que saiu no Agrosoft de como o Aquecedor Solar reciclado é exemplo de preservação ambiental. E se você quiser, tem o link para baixar o material de como fazer o seu e também links.

Vale a pena lembrar que nem por isso a gente tem que ficar consumindo conservantes/cores artificiais em líquido ou leite sem vida só pra gerar material pra reciclar!!!


Aquecedor Solar reciclado é exemplo de preservação ambiental: O aquecedor solar de garrafas PET, uma alternativa sustentável que preserva o meio ambiente e pode ser utilizada na propriedade rural
Créditos: Emater/RS

O aquecedor solar de garrafas PET, uma alternativa sustentável que preserva o meio ambiente e pode ser utilizada na propriedade rural, está presente no Caminhos da Integração, que reúne a Emater/RS-Ascar, a Fepagro e a UFRGS na quadra 37 da Expointer 2009. Este é um projeto que a Emater/RS-Ascar desenvolve dentro da Frente Programática Responsabilidade Ambiental, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

O equipamento trabalha a partir do princípio físico da densidade. Dentro de garrafas PET, que servem como pequenas estufas, a água circula por canos, alojados em caixas de leite longa vida, ambos pintados de preto. “Utilizamos esta cor por melhor absorver o calor”, diz Marcelo Biassusi, da Emater/RS-Ascar de Novo Hamburgo.

Os canos e as caixas longa vida absorvem o calor da radiação solar e o transmitem à água, que é então aquecida. Neste momento, a densidade da água estará mais baixa, ou seja, o fluído, expandido, ocupará um espaço maior do que quando estava fria. “A água estará, aparentemente, mais leve e tenderá a subir, em direção à caixa d’água acoplada”, fala Biasussi. O termo-sifão é ativado desta forma e movimenta toda a água do sistema, até que os fluídos do aquecedor e na caixa d’água atinjam o equilíbrio térmico.

É necessário que a caixa d’água possua um bom isolamento térmico para que a energia armazenada não se perca. No Caminhos da Integração estão expostas três possibilidades de isolamento. “Apresentamos a espuma de poliuretano aliada a jornal, somente a jornal e casca de arroz, que tem apresentado melhor desempenho. Outros materiais podem ser reaproveitados no projeto, depende do que o produtor rural tiver disponível”, diz Mário Jesus Padilha, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Portão.

Dentro da caixa há um mecanismo composto por vávula, bóias e canos, que não permite a mistura da água da rede de abastecimento com a que já está aquecida. “A água fria do abastecimento entra no fundo da caixa e ali permanece quando é necessário encher a caixa novamente”, lembra Biassusi.

Alguns agricultores atendidos pela Emater/RS-Ascar já utilizam o aquecedor solar, que reduz em até 30% os gastos com energia elétrica. “O equipamento é utilizado desde o banho, até em algumas técnicas rurais que em que a água quente é necessária”, afirma Biassusi. Além de aproveitar a energia solar, o aquecedor utiliza, em sua construção, materiais poluentes que levam anos para se degradar, como caixas de leite e garrafas PET.

O produtor rural que estiver interesse em implantar um aquecedor solar em sua propriedade pode procurar o Escritório da Emater/RS-Ascar em seu município. A montagem é simples e de baixo custo. “Orientamos nossos assistidos e auxiliamos na construção deste equipamento, que busca a sustentabilidade aliada à ecologia”, diz Padilha.

FONTE

Emater/RS-Ascar
Carine Massierer – Jornalista
Fernanda Gasparin – Estagiária

MAIS INFORMAÇÕES

Baixe o documento que ensina a construir o Aquecedor Solar de Recicláveis (arquivo PDF – 9 Mb). Copie e Cole este link: http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File
/meioambiente/solar.pdf

Anúncios

2 Comentários to “Aquecedor Solar de Recicláveis”

  1. Boa tarde, muito interessante esse aquecedor solar reciclavel, espero ajudar minha comunidade com esse trabalho passarei a construir esse aquecedor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: