Projeto Óleo Bom

Foi publicado aqui ONDE RECICLAR O ÓLEO DE COZINHA USADO, com dicas gerais de pontos de coleta – e em breve, vamos postar um artigo sobre como produzir o seu próprio biocombustível – Por enquanto, um história de final feliz pra inspirar ações que fazem a diferença. E onde você pode reciclar o óleo na região de Búzios/RJ.

Oleo Bom

Elias e Carlos fundadores do Projeto

O projeto Óleo Bom surgiu na Ferlagos, numa academia como tantas outras e onde muitos sonhos nascem. O professor Rodrigo solicitou que os alunos trouxessem de suas residências quantidades de óleo vegetal. Com este material, professor e alunos foram para o laboratório desenvolver sabão. A partir daí, perceberam que era possível adequar o projeto de reutilização de óleo de cozinha às características do Município.

Após pesquisa, o grupo constatou que alguns estabelecimentos comerciais e residências não tinham um destino ecologicamente seguro para esses resíduos: tal constatação serviu de base para que implantassem o projeto na Cidade, o que foi feito com sucesso, há mais de dois anos.

Como executam esse trabalho?

O nosso trabalho consiste na coleta de óleo vegetal usado, pilhas e baterias em geral, recolhemos estes materiais em estabelecimento comerciais e residências, evitando que estes resíduos contaminem o meio ambiente. O Projeto Óleo Bom vem desenvolvendo um trabalho diferenciado visando à conscientização ecológica e a integração com a comunidade para juntos mantermos a qualidade de vida da nossa Cidade. Muito nos preocupa a poluição do ecossistema. Aproveitamos para dar nossa parcela de contribuição, buscando caminhos que possam fazer também uma integração com a população buziana neste sentido.

Como vocês mantêm esse projeto?

Em princípio, foi mantido com doações de pessoas engajadas no projeto, hoje através dos resíduos que são retirados de nossos colaboradores conseguimos reverter estes recursos na conscientização da população através de camisas, panfletos, faixas e outros. Doamos-nos muito, pois o sonho normalmente requer empenho maior de quem idealiza.

Vocês pensam em alguma forma para ampliar o projeto?

Estamos buscando apoio junto à secretaria de Meio Ambiente, que tem nos ajudado dentro do possível. Sabemos que a cidade passa por dificuldades financeiras, sendo assim não podemos contar com ajuda neste sentido, mas acreditamos que qualquer projeto tem que caminhar em parceria com a máquina administrativa. Nosso próximo passo é buscar ajuda dos empresários e comércio para alcançar nosso objetivo que é cadastrar todas as residências até 2010.

Todas as residências até 2010? Não é um plano audacioso?

Sem dúvida. Chegamos até aqui com audácia, organização e determinação, e assim conseguiremos atingir nosso objetivo. Não estamos sozinhos, precisamos da ajuda de nossos colaboradores, parceiros. Acredito que o nosso ideal nos determina a seguir.

Qual a mensagem que mandariam para nossos leitores?

Cuidar do planeta é responsabilidade de todos! Essa é a mensagem do projeto Óleo Bom, na verdade, é mais que uma mensagem, é um chamado, um pedido de socorro. Não queremos que nossa Cidade se transforme numa Baía de Guanabara ou tantos outros lugares que um dia já foram chamados de paraíso e hoje o que se vê é destruição e degradação do meio ambiente! Colabore, levante essa bandeira junto com a gente!

Como as pessoas fazem para doar o óleo de cozinha ou outra doação?

Há vários pontos de coleta. Na rua Celeste da Costa, nº4, na Casa Farol de Búzios, na secretaria de Meio Ambiente, no colégio João de Oliveira Botas, no colégio Nicomedes, e estamos buscando junto à secretaria de Educação implantar em cada colégio um posto de coleta para atender aos moradores próximos. Também buscamos nas residências a partir de 2 litros em qualquer lugar do município pelos telefones: (22) 2623-2947/9227-1925/9815-1055. Gostaria de agradecer a todos que contribuem. Quero aproveitar também para parabenizar o JPH pela oportunidade e também pela criação deste espaço onde podemos mostrar o que fazemos em prol de Búzios, como um incentivo.

Fonte: Radio Buzios

Anúncios

2 Comentários to “Projeto Óleo Bom”

  1. Oi Ale, tá lindo o site!
    Parabéns mais uma vez, e você também Elias!
    Beijos

    • Oi Denise,

      Grata pelo comentário e pela sua visita no nosso blog.
      Abaixo um pouco mais sobre quem somos.

      essência

      Somos verdes pelas matas; pela tão falada sustentabilidade. Mas também VERDE pelo chacra do coração – pois, mais do que todas as tecnologias sustentáveis – que já possuímos e não usamos; temos que ter CORAGEM – a ação que vem do coração.

      Coragem de ser feliz, Coragem de quebrar padrões; Coragem de ganhar menos e viver mais; Coragem de repensar valores e quem sabe mudar este estilo de vida que tudo pode e tudo compra…..E…suspiros… também coragem para abrir o coração – re aprender a fiar com (confiar), dar, receber, trocar, acreditar mesmo!!

      CRER PARA VER e VER com um NOVO OLHAR

      visão

      PÁGINAS VERDES BRASIL quer inspirar mudanças positivas, ampliar horizontes, multiplicar forças, divulgar pessoas/organizações que criam novas e melhores maneiras de viver, integrando ações à nivel pessoal, social e ambiental.

      objetivos

      FORTALECIMENTO DAS REDES – ser um canal entre pessoas que acreditam e fazem o mundo melhor AGORA através de ações em diferentes âmbitos da sustentabilidade: pessoal, social e ambiental.

      REFERÊNCIA – Ser uma referência de divulgação de atividades, cursos, eventos, produtos, serviços para facilitar a prática do viver sustentável no dia a dia.

      DIVULGAR a necessidade de mudarmos a nós mesmos para que a mudança ocorra no mundo

      INSTIGAR POSITIVAMENTE o sentir, o pensar, o agir e SER UM.

      wish list- PARTCIPE

      Blogueiro para ajudar nos updates da área de economia solidária e comércio justo

      mídia social

      Mais Comentários

      Que as pessoas nos enviem antecipadamente cursos, eventos para a Agenda (até dia 23 de cada mês) e vagas de trabalho e oportunidades para o Green Jobs & Opps

      Inclusão nas redes de ecovilas, permacultura, agrofloresta, empresas verdes, changemakers, orgânicos, slow food, …

      Patrocínios e Apoios: amamos blogar aqui – mas este blog é só partezinha de um projeto bem maior. No momento, estamos indo ao encontro da viabilidade. Mais do que dinheiro, estamos indo ao encontro de parcerias de rede de pessoas/ oranizações. Contacte e saiba como.
      fale conosco

      paginasverdes.br@gmail.com ou via comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: