Clareando São Paulo

Assim que eu fiquei sabendo da Ecovila Clareando, eu fiquei interessada em conhecer por diversos fatores:

– perto, mas longe de um grande centro – 1 hora e meia de São Paulo

– eles se mostraram abertos – há reuniões abertas de tempo em tempo para visitantes e curiosos

– Edson Hiroshi, eu ouço falar do trabalho dele desde quando eu ainda era inocente…

– e o mais importante: sinais de resiliência local – foco principal no movimento Transition Towns que pretendo abordar aqui em breve. É uma região de produtores de alimentos, represa (água!) e perto de espaços de luz como o Centro de Vivências Nazaré Paulista, atualmente mais conhecido como UNILUZ.

Com exceção do fator Hiroshi, as características citadas são também presentes em ecovilas ao redor do mundo que sobreviveram ao tempo.

Chegar em Piracaia foi uma surpresa super agradável – ainda mantém o estilo de cidade de interior com as calçadas típicamente apertadas.

IMGP1724 Ao entrar no supermercado, eu já comecei a querer morar na região…

Fiquei impressionada com a variedade de orgânicos e os produtos dispostos a granel – é uma coisa de antigamente, mais ao mesmo tempo uma atitude super moderna, de tendência mundial.

Interessante foi saber que a prefeitura é coordenada por alguém do sexo feminino e do Partido Verde.

Tudo de bom né?
Quer mais? A região é repleta de caminhadas ecológicas e cachoeiras.
Nem vou falar mais nada, senão daqui a pouco vem um desses loteamentos e aí bah bum!

IMGP1729

A Ecovila Clareando consiste num condomínio rural que reúne pessoas com um mesmo objetivo: viver em harmonia com a natureza, utilizando os recursos naturais de forma sustentável de acordo com a Agenda 21.O fato de estar baseada em loteamentos e cada qual sendo proprietário do seu lote traz a vantagem no sentido da independência de venda & compra, consequentemente na sobrevivência da ecovila a longo termo – já que muitas das comunidades/ ecovilas terminam pelo fato de propriedade em comum e havendo disacordo com um, acaba-se a comunidade.

Localizada na Serra da Mantiqueira, região entre as cidades de Piracaia e Joanópolis, a Clareando esta situada entre vales e montanhas da Mata Atlântica. São 23 hectares, sendo dois de mata nativa, quatro nascentes e muitas araucárias, a ecovila foi idealizada por Hiroshi Seó e Sandra Mantelli.

IMGP1730 É incrível como em menos de 2 horas de uma metrópole, podemos estar em contato com Macacos bugio, esquilos, tucanos e uma fauna selvagem!

Hiroshi nos recebe ao som da viola caipira e de repente, vem a sagrada canção dos Hare Khrisnas……..uau! muito bom!
O que eles chamam de piquenique na verdade, é um banquete de comidas variadas que cada um traz – yep! A união faz a força!

IMGP1739 A Clareando tem a filosofia de construir sem destruir – e uma maneira prática é a ‘fabricação’ de tijolos adobe na propriedade

Hiroshi deu uma demonstração de estilos de tijolos, o porquê disso e porquê daquilo – acho que vale a dica de passar uns dias por lá fazendo e aprendendo como era o caso de um ‘estagiário’ que estava por lá – foi quando conversamos sobre wwoof, um sistema de viajar ao redor do mundo experienciando vivências em lugares que praticam agricultura orgânica e além – veja os posts: “vamos wwoofar ao redor do mundo” e “os dez melhores lugares para wwoofar na Europa“.

Visitamos várias casas em fases diferentes de construção – e a partilha das experiências foi super válida. Mais uma vez constatado: a teoria nem sempre funciona na prática. O valor de uma experiência hands on (mão na massa) é inigualável.

IMGP1752

Aprendendo + Fazendo = Compreensão Internalizada

Na nossa andança, encontrei com o meu primeiro poste da Paz – são 200 mil postes espalhados em 180 países (nossa! eu tenho que viajar mais!!!) – No poste está escrito “Que a paz prevaleça na Terra” em quatro línguas e foi idealizado em 1955 pelo professor Masahisa Goi, que achava que as palavras e pensamentos são vivos e têm energia.

No website, eles citam: “Os postes também funcionam como antenas, irradiando sua energia pelo planeta e se conectando com os outros postes ao redor do globo, formando uma grande rede”.

E viva a grande rede de Ecovilas!

Pra quem acessa este blog regularmente, deve ter percebido o nosso interesse no estilo de viver em Ecovilas – veja posts relacionados – lembre-se de clicar nos artigos antigos, pois pe de longa data esse nosso interesse!

A Ecovila Clareando na telinha: parte 1 e parte 2 na Good News.

Anúncios

One Comment to “Clareando São Paulo”

  1. Queria saber quanto custa um lote? Regras para se viver nessa comunidade . Obrigado eva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: