Plásticos constituem maior parte de lixo no mar, diz ONU – o que fazer?

“O lixo marinho é sintomático de um problema maior: o desperdício e a persistente má administração dos recursos naturais. Os sacos plásticos, garrafas e outros lixos se acumulando nos oceanos e mares poderiam ser reduzidos drasticamente por uma política de redução de lixo, administração e iniciativas de reciclagem”, disse Achim Steiner, diretor executivo da ONU (Unep em Inglês).

“Parte deste lixo, como os sacos plásticos finos que só podem ser usados uma vez e sufocam a vida marinha, deveriam ser proibidos, ou rapidamente tirados de circulação em todo lugar – não há mais como justificar a fabricação desses sacos em nenhum lugar.”

O plástico não é apenas vilão no mar, existe também a questão da saúde humana ao consumir produtos embalados em plásticos – lembra daquele email sobre a liberação de substâncias cancerígenas da garrafa pet no sol? No Ecology Center você pode ver em maais detalhes dos problemas que o plástico causa à saúde.

Aqui, nós queremos focar nas soluções – ao menos agir nas pequenas ações do dia a dia. Algumas sugestões:

-> ACHOU, PEGOU: principalmente nas praias, plásticu sem dono? Pegue!

-> RECUSE: simplesmente, diga NÃO, obrigado (a)!  – famoso ato 2 em 1 – economiza plástico e de quebra, sem querer (querendo), já faz um trabalho de conscientização ambiental para quem estiver ao redor.

->MANIFESTE as suas preferências – recusando, logo logo perceberá o desafio pois você vai perceber que a maioria dos produtos vem em plásticu – envie um email ou telefone para o SAC da empresa e comunique o seu desejo profundo – use a criatividade, há muitas maneiras de fazer este manifesto que pode até virar campanha – lembre de incluir amigos.

> INOVE os seus hábitos

  • sempre comprando garrafinhas de água? Experimente ter uma garrafa preferencialmente de vidro para refil  e preencha com água de filtro. Calcule o quanto de garrafas (e dinheiro) que você vai economizar!!!
  • prefira comprar produtos a granel* e levando consigo a sua própria embalagem como: a jarrinha, potes, sacolas recicladas… supondo que você compraria arroz, feijão, ervilha, açúcar, pipoca…já foram 5 sacos plásticos!
  • cafezinho? chazinho? dê preferência porcelana ao plástico – se você trabalha em escritório, adquira a sua própria xícara – fica chique; personalizado, ecológico, higiênico e mostra que você é repsonsável pelos seus atos!
  • use sacolas de pano – mas, mesmo assim; às muitas vezes só lembramos delas quando estamos nas compras – peça possibilidade de usar uma caixa de papelão e se for pouquinho, pode até mesmo se carregar na mão

-> E se for inevitável,  REUTILIZE, RECICLE…

* granel pode ser uma coisa mais rara hoje em dia, mas você ainda acha em alguns supermercados, feiras e uma tendência mundial que você pode sugerir ao seu mercado.

Leia na íntegra o texto da Estação On Line AQUI

Anúncios

2 Comentários to “Plásticos constituem maior parte de lixo no mar, diz ONU – o que fazer?”

  1. Até o saco do pão serve na lixeira… é super resistente também!

  2. Soluções para guardar lixo:

    1a Opção – Forrar o balde de lixo com jornal velho, e usá-lo como “saco”, é resistente e biodegradável, apesar da tinta que provavelmente contém química, mas tá valendo melhor que o plástico que vai ficar 500 anos rodando por ae!

    Ou

    2a Opção – Usar o balde sem saco plástico, e lavar após uso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: