Telhado Branco ou Verde?

O secretário de Energia dos Estados Unidos, Steven Chu, cientista ganhador de um prêmio Nobel, disse que cobrir telhados e calçadas com materiais brancos ou de cor clara poderia ajudar a combater o aquecimento global, diminuindo dramaticamente a quantidade de energia usada para manter os prédios confortáveis, assim como combateria o aquecimento do planeta ao aumentar a capacidade de reflexão da Terra.

É uma boa idéia, e  que bom seria que ele também falasse de bioconstruções, da importância do projeto da casa, do uso de materiais ecológicos, da neessidade de re avaliarmos o tamanho das casas que moramos – a começar pelas casas American Way of Life!!!

Mas tudo bem, vamos focar somente em telhados…

Acredito que telhados verdes podem também ser uma alternativa real  para  problemas como as ilhas de calor, poluição atmosférica, redução do calor transmitido para o interior das edificações além de criar um sistema de filtração da água – caso faça captação e reuso da água.

No final das contas, as duas maneiras são super válidas.

E você o que você acha?

Veja também: Para uma Obra Sustentável

Anúncios

4 Comentários to “Telhado Branco ou Verde?”

  1. Olá Pomei, Já uso telhado branco (laje 50mts /e telhado mais 50mts) a oito anos e os resultados são muito satisfatórios, por opcão não tenho ar condionado uso um insaustor externo a noite .
    Em um dia de verão aqui no rio uma laje comum sem limpeza periodica,ou seja ela fica quase
    preta, atinge durante a insolacão ao meio dia aproximadamente 65graus celsius e se mantem
    aquecida até a noite. Com a laje branca (neve) a temp. chega nas mesmas condicões a 28 /30graus
    e assim à tarde ela já esta fria dando grande sensacão de conforto.
    Caracteristica da laje aquecida é que ,o resfriamento externo do cair da noite ,faz o calor por inducão
    passar para o interior imovél,dando a sensacão de se estar dentro de um forno e ai haja ar condicionado.
    Espero ter contribuido ,um abraco.

  2. Bom, o conceito de sustentabilidade, em verdede, é muito abrangente. Temos que visar muitas vertentes de uma obra, como, por exemplo, viabilidade econômica (o que é viável ou não), de conforto climático, conforto interno, preferências pessoais, localidade do prédio ou contrução, dentre muitos outrtos.

    Tendo tudo isso em vista, acho que podemos afirmar que colocar telhados verdes ou brancos depende mais de um fator dos listados acima. Acredito que o conforto climático e as outras pequenas possibilidades como reúso da água da chuva, faça com que o telhado verde seja “mais sustentável”. Porém, ele requer um reforço estrutural do prédio considerável, afinal, um bom teto verde possui uma camada de solo de no mínimo 10 cm. Logo, considerando a viabilidade econômica (que também é um fator de sustentabilidade que não pode ser ignorado) e analisando a diferença de conforto climático do prédio, é possível que o telhado branco sairia mais em conta.

    No final, o comentário da Pomei (quem postou a matéria), é super válido; as duas maneiras são super válidas, basta saber quanto a obra dispõe de capital, área do telhado e quais serão os recursos empregados para todas as beneces de um ou outro telhado.

    • Oi Gustavo,

      Agradecemos seu comentario.
      E no final das contas, tudo vale a pena se a alma nao eh pequena, neh?

      Seria interessante se alguem que tenha um telhado verde ou branco comentassem de como sentiram as diferencas apos as mudancas nos telhados.

      Vc trabalha na area? Me pareceu que vc entende bem do assunto.
      Estamos buscando parcerias e pessoas que queiram contribuir com as Paginas Verdes para textos em arquitetura sustentavel……..

      Tudo de bom,
      Pomei Kwong

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: