Teses em Responsabilidade Social

Responsabilidade Social: efeitos da atuação social na dinâmica empresarial
Fernanda Gabriela Borges
Fundação Getulio Vargas
Link: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=4450

Este trabalho tem o propósito de buscar um maior entendimento sobre a influência da adoção dos conceitos e ferramentas da responsabilidade social na gestão empresarial. Para tanto foram selecionados alguns aspectos que caracterizam a gestão da responsabilidade social empresarial para que fossem verificados eventuais relacionamentos destes com algumas dimensões do desempenho organizacional. Elaborou-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto. Constatou-se que o mesmo é bastante emergente, com uma literatura variada e ainda pouco convergente, sugerindo ser esta temática complexa, multidisciplinar e encontra-se ainda, aparentemente, em estágio embrionário. A partir dos conceitos levantados na literatura formulou-se um referencial conceitual que orientou a realização de uma pesquisa empírica envolvendo três empresas brasileiras. Os resultados da pesquisa sugerem que o relacionamento entre as variáveis estudadas é bastante dependente do contexto em que atuam as empresas. Várias análises são feitas sobre as relações entre as variáveis, lançando algumas luzes sobre um tema bastante novo e controvertido.
Dinâmica de Institucionalização de Práticas Sociais: estudo da responsabilidade social no campo das organizações bancárias
Elvira Cruvinel Ferreira Ventura
Fundação Getulio Vargas
Link: http://www.ebape.fgv.br/academico/asp/dsp_dissertacoes.asp?cd_cur=1&cl_status=D

O objetivo do trabalho é a compreensão da dinâmica de institucionalização da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no Campo das Organizações Bancárias no Brasil. Utilizando modelo de análise social proposto por Boltanski e Chiapello (1999), resgatando as bases conceituais da abordagem institucional e utilizando a noção de interesse em Bourdieu (1996), chegamos a um modelo de análise que possibilitou-nos compreender a RSE como parte de um movimento de deslocamento do capitalismo. Defendemos a tese de que na institucionalização da RSE, as ações são justificadas em termos do bem comum, legitimando-se via provas e arranjos estruturais e, ao mesmo tempo, atendendo a interesses inerentes ao Campo. Os caminhos utilizados para a compreensão da dinâmica de institucionalização da RSE foram: (1) a análise da construção do fenômeno da RSE, que possibilitou-nos identificar fatores e eventos críticos, líderes no Brasil e provas associadas à institucionalização desta prática social; (2) a descrição do Campo das Organizações Bancárias e a identificação de elementos de sua RSE na História, passos necessários para a compreensão das justificações para inserção do Campo no movimento pela RSE; (3) a identificação de atores-chave na institucionalização da prática social no Campo, bem como a categorização de ações práticas denominadas socialmente responsáveis evidenciadas nas organizações pesquisadas, analisando-as em termos de justificações e interesses; (4) a análise da disseminação e sedimentação de arranjos estruturais ligados à RSE nas organizações do Campo, como as áreas específicas criadas para tratar da RSE, os balanços sociais e os websites organizacionais. A pesquisa de campo contemplou cerca de trinta organizações, tendo incluído análise documental e entrevistas. Verificamos que, de uma ação marginal e isolada, a RSE passa, na última década, a ser uma ação estruturada nas organizações bancárias, ao mesmo tempo em que se transforma em um valor social, capaz de contribuir para a legitimidade do Campo. Nessa linha, a pesquisa evidenciou que bancos de varejo são os que estão mais inseridos no movimento pela RSE, o que ratifica a tese do fenômeno como deslocamento do capitalismo.

Anexo disponível para download.
Arquivo 01
Anúncios

One Comment to “Teses em Responsabilidade Social”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: