Embarcando na Arca Verde

No feriado passado, tive a oportunidade de visitar o Instituto Arca Verde .

viracaomontenegroArca Verde está à dois passos do Pico de Montenegro (1403m),  na cidade mais alta e fria do Rio Grande do Sul: São José dos Ausentes.

Em 5 de novembro de 2005, um grupo de amigos sonhadores começou a sonhar junto e torna realidade a cada dia este sonho de sustentabilidade.

A ecovila em si, ainda está em formação. E literalmente, nascendo. Durante a visita, nascia Miguel;  filho de Leandro e Bruna – casal fundador da Arca.

arca-verde1Achei super interessante ver a reciclagem do tonel de vinho para casa e loja, o que me remeteu à Escócia/ Findhorn Ecovillage que tem algumas casas de barris de uísque reciclado.

Me senti em Família e em poucos minutos, a troca de saberes era intensa e interessante.

Os papos fluiram em torno da sustentabilidade financeira, a mudança de valores, reciclagem, o urgente cultivo de super alimentos,  aprender com as ervas, simplicidade voluntária, economia solidária

nois-no-pico

E mais do que tudo, conversamos e concordamos em como é essencial criar os fundamentos do grupo, as formas de comunicação, os valores, o processo de decisões e o  design social da ecovila antes mesmo de qualquer construção.

Respeitar, Festejar, Amar….amar livremente!

Extasiados ao cânion, ficamos abertos para ouvir as dicas da Natureza. Qual a necessidade? Qual o presente? Qual a nossa função no local? Qual o potencial?

No silêncio, veio a PAZ.                                                                                                                                                           O potencial do lugar para retiros de silêncio é gritante.

O ar puro limpa a alma.                                                                                                                                          O silêncio, cala as dúvidas.                                                                                                                                                     A paz envolve, guia e eleva.

Quando eu estava lá, fiquei atenta a dois fatores: a acessibilidade e a produção de alimento – eu que não tô acostumada ao clima frio, fiquei feliz de ver a horta/pomar na ativa, descobri novos alimentos como a fisali,  re descobri o pinhão (você sabia que pode comê-lo assado?!) e me encantei o nó de pinha. E, estufas neste clima são uma mão na roda!

Só vi este vídeo quando eu voltei, mas coloco aqui pra você ter uma noção da tina- casa. Muito massa!

Muita coisa mudou desde que esta reportagem foi gravada. Há outras construções como o Yurt (totalmente reciclado!), o chuveiro agora é com serpentina que passa pelo fogão a lenha e agora também se pode fazer xixi no banheiro seco, pois conta com separador de urina.

A DICA? Vá preparado para o frio e com tempo.  Arca Verde tá num lugar de super visual, de enorme paz com toques de turismo rural nas redondezas.  E o melhor, você pode participar do programa de voluntariado deles…

AONDE? São José dos Ausentes/ Rio Grande do Sul.

QUANDO? Dá uma olhadinha no site pra ver a programação. Super importante pré contactar – sempre e em qualquer lugar, né!??

website: http://www.arcaverde.org

email: institutoarcaverde@gmail.com

Outra visão da visita: http://vidasustentavel.wordpress.com

Outras Ecovilas: http://viagensverdes.wordpress.com

Gostou? Mais dicas e links …….

Dicas de viagem

Subimos pela Serra do Corvo Branco (caminho mais longo, mas também muito muito  mais lindo) e descemos pela famosa Serra do Rio do Rastro .

É bom se organizar para um tempo extra e aproveitar  pra visitar as Serras  Catarinenses e porquê não um tempo pra bicicletada ao redor como em Urubici com as suas inscrições rupestres.

Mais pro Sul, quase ali está os Cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza em Cambará do Sul…

Quando chegar à pacata Bom Jardim da Serra, aproveite e estique as pernas no Schoko Haus para um lanche bem feito e doces de qualidade num ambiente agradável e cordialidade da Luciana e sócia.

Outra visão da visita: http://vidasustentavel.wordpress.com

Outras Ecovilas: http://viagensverdes.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: