ZEGG, uma ecovila na Alemanha

ZEGG

ZEGG significa Zentrum fur Experimentelle Gesellschaftsgestatung ( Centro para Experimento em Design Cultural ).

Eu parei lá em busca de saber mais do FORUM – um processo de transparência entre os membros da comunidade, famoso por ser uma ótima ferramenta de comunicação em grupos.

O Centro foi iniciado em 1991, depois de varios anos de preparacao por um grupo de individuos. Origem em 1978, no sul da Alemanha. Agora, localizada a 80km sudoeste de Berlin, em 15 ha.

O objetivo era- e ainda é a criacao de um centro internacional de encontro e pesquisa, onde modelos alternativos de vida – socialmente e ecologicamente – sustentavel possam ser desenvolvidos. Em acrescimo, ZEGG se tornou um centro de grande diversidade cultural, um local de encontro para todos da regiao e um centro para rede de encontros para comunidades e pessoas compromissadas com a paz, ecologia e a busca por solucoes na co-existencia humana.

Hoje, a comunidade compreende em mais ou menos 80 adultos e crianças e tem ocorrido várias mudancas: originalmente de um grupo bastante homogêneo, pioneiros para uma rede eclética de pessoas: ativistas políticos e espirituais, visionários, artistas e pensadores laterais. O que todos compartilham eh o desejo de achar novas formas sociais para intimidade e amor, livre de ciúmes e medo e para o acontecimento da paz, interna e externa.

Eu amei ZEGG! Quero voltar com mais tempo, pois lá eu aprendi que uma ecovila se faz muito além de práticas de sustentabilidade.

A DICA? ZEGG tem muito a oferecer, vá com tempo. Além do que há zilhões de comunidades na Alemanha! Um guia bem bom é EUROTOPIA e o site to Global Ecovillages Network.

AONDE? Rosa Luxemburg – St. 89/ Belzig – 14806 90kmsouthwest Berlin Phone: 49 – 33841-595 10

QUANDO? qualquer hora eh hora neh? e quem sabe faz a hora nao espera acontecer como dizia aquele cantor maravilhoso que eu esqueci o nome. Mas enfim; acho que a melhor epoca eh no “verao” deles, onde acontece o evento internacional summer camp.

website: http://www.zegg.de

email: empfang@zegg.de

Um pouco mais da  MINHA EXPERIENCIA…..

Como eu nao gosto de frio, eu planejei de ir pra Alemanha no verao. Sorte a minha, pois no verao acontece o Summer Camp. Apos saber que havia um custo quanto desafiador pra mim, eu expliquei pra eles que eu era do Brasil, coisa e tal…Acabou que rolou trabalho voluntario no festival. DEZ! Eu iria trabalhar por algumas horas por dia em troca de 50% do valor original do festival e teria comida e acampamento incluido. 30 minutinhos de Berlim, por trem… E eu chego nesta cidadezinha fantasma…ooops…o onibus pro ZEGG acabou ha algumas horas atras….Sao soh 10 horas da noite e nao tem uma alma viva na cidade, nao tem taxi, nao tem nada!!!

O que aconteceu? http://www.creativetrips.blogspot.com no titulo Sleeping in the Park!

Anúncios

2 Trackbacks to “ZEGG, uma ecovila na Alemanha”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: