Diretrizes para reduzir emissões de CO2

Diretrizes para reduzir emissões de CO2

Plantar árvores não é a única forma de ajudar a preservar o planeta. Confira maneiras simples para diminuir sua emissão individual de gases do efeito estufa (GEE), um alívio para a natureza e para o seu bolso também. Cada uma das medidas enumeradas abaixo proporcionam um grau de redução na quantidade de CO2e liberada para a atmosfera e foram classificadas da seguinte maneira:

  • ícone 3 folhinhas Redução anual em 500 kg ou mais;
  • ícone 2 folhinhas Redução anual entre 100 e 499 Kg;
  • ícone 1 folhinha Redução anual de menos de 100kg.

Transporte:

ícone 3 folhinhas 1) Se você dirige 20.000 km por ano, reduza sua rodagem em 10%. Experimente deixar o carro em casa e usar o transporte público, a bicicleta ou a caminhada como forma de se deslocar. Aposte também em alternativas como trabalhar em casa uma vez por semana..

ícone 2 folhinhas 2) Fique de olho na manutenção do seu veículo. Um motor mal cuidado pode consumir 50% a mais de combustível e produzir 50% mais CO2.

ícone 2 folhinhas 3) Calibre o pneu do seu carro ao menos uma a cada duas semanas.

ícone 3 folhinhas 4) Prefira veículos movidos a álcool ou biocombustíveis. O álcool, ao contrário da gasolina, do diesel ou do gás, é uma fonte de energia renovável. A quantidade de CO2 emitida da queima do álcool nos motores é a mesma fixada nas plantações de cana de açúcar. Mesmo assim o processo não é totalmente limpo, uma vez que emissões são produzidas na produção do álcool, além dos danos ambientes no campo, devido a cultura da cana.

Em casa:

ícone 1 folhinha 1) Substitua o ar condicionado pelo ventilador.

ícone 2 folhinhas 2) Se tiver mais de uma geladeira ou freezer ligados, desligue-os a menos que este seja indispensável, principalmente se forem modelos antigos e menos eficientes energeticamente.

ícone 2 folhinhas 3) Troque as cinco lâmpadas mais utilizadas em sua casa por modelos que gastam menos energia e você reduzirá sensivelmente suas emissões de GEE – e também a conta de luz. Uma lâmpada fluorescente consome cerca de três vezes menos energia do que uma incandescente, e ainda pode durar até 10 vezes mais.

ícone 1 folhinha 4) Desligue luzes e equipamentos quando não estiverem sendo utilizados. Evite deixar computadores ligados 24 horas por dia e configure-os para que desliguem seus monitores quando estão em espera.

ícone 1 folhinha 5) Utilize o mínimo necessário de papel. Quando for se comunicar com as pessoas, dê preferência ao e-mail. Use papel reciclado ou certificados sempre que possível e separe papéis e papelão para reciclagem quando for descarta-los.

ícone 1 folhinha 6) Evite deixar a torneira aberta ao fazer a barba, escovar os dentes ou lavar a louça. E nem pense em usar mangueiras para lavar calçadas, quintais e carros. Lance mão dos baldes e evite que seu dinheiro também vá por água abaixo.

ícone 2 folhinhas 7) Separe os materiais recicláveis, pois todos eles representam uma diminuição das emissões de GEE, pois, além de evitar mais exploração de matéria-prima bruta, dispensa os gastos de energia e combustíveis fósseis no processo de fabricação e transporte.

ícone 1 folhinha 8) Plante árvores: além de ajudar a absorver o CO2 da atmosfera, elas proporcionam sombra e amenizam a temperatura dentro das residências, o que reduz o uso de condicionadores de ar ou ventiladores.

Volta às aulas:

1) Converse com um amigo que mora perto de você e combine um esquema de carona. Um dia o seu pai leva os dois para a escola, no outro dia o pai dele leva!

2) Quando for comprar papel sulfite, dê preferência ao papel reciclado ou ao papel Carbon Free, que possui as emissões de gases de efeito estufa de sua fabricação compensadas através de restauro florestal.

3) Ao comprar seus lápis, verifique se a madeira é proveniente do manejo sustentável. Para isso, preste atenção se o fabricante possui o selo FSC.

4) Ao se vestir para ir à escola, utilize roupas frescas. Dessa forma, se a sua sala de aula possuir ar-condicionado, ele poder ser regulado para uma potência menor.

5) Na hora do lanche, dê preferência às frutas. Além de serem mais saudáveis, o processo produtivo geralmente é menos prejudicial ao meio ambiente do que produtos industrializados.

6) Respeite o professor. Ele também faz parte do meio ambiente!

7) Utilize a bicicleta para ir e voltar da escola. Você vai contribuir com a diminuição da poluição e ainda vai fazer o maior sucesso na sua turma.

8) Utilize o transporte coletivo no deslocamento casa-escola. Você ajuda a diminuir o trânsito, polui bem menos e vai batendo papo com os amigos no caminho.

Fonte: Iniciativa Verde

About these ads

3 Comentários to “Diretrizes para reduzir emissões de CO2”

  1. Muito obrigado PÁGINAS VERDES, voces me ajudaram muito… a pergunta do meu livro é : ”Pesquise maneiras de diminuir a emissão de CO2.” Parabens … continuem assim, sempre ajudando pessoas…
    usei essas respostas :
    Em casa:

    1) Substitua o ar condicionado pelo ventilador.

    2) Se tiver mais de uma geladeira ou freezer ligados, desligue-os a menos que este seja indispensável, principalmente se forem modelos antigos e menos eficientes energeticamente.

    3) Troque as cinco lâmpadas mais utilizadas em sua casa por modelos que gastam menos energia e você reduzirá sensivelmente suas emissões de GEE – e também a conta de luz. Uma lâmpada fluorescente consome cerca de três vezes menos energia do que uma incandescente, e ainda pode durar até 10 vezes mais.

    4) Desligue luzes e equipamentos quando não estiverem sendo utilizados. Evite deixar computadores ligados 24 horas por dia e configure-os para que desliguem seus monitores quando estão em espera.

    5) Utilize o mínimo necessário de papel. Quando for se comunicar com as pessoas, dê preferência ao e-mail. Use papel reciclado ou certificados sempre que possível e separe papéis e papelão para reciclagem quando for descarta-los.
    bjus carolyne

  2. qual o nome de animais que se alimentam animais mortos

    • Sim sim …tem os humanos.. mas tb tem urubus, minhocas, formigas, passarinhos, aranhas, zilhoes de insetos.
      Concordo plenamente que para ser mais ecologico e tal seria o melhor todos sermos vegetarianos (acho q a gente seria mais em paz tb..) MAS tambem tem a questão de que muitos amam carne e acho que mais do que tudo precisamos respeitar as diferenças e aprender que não é julgando/ colocando o outro pra baixo que a gente se eleva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 273 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: